quinta-feira, dezembro 22, 2005

Afinal o que é um blog ?

– um pequeno e útil apontamento sobre a sua estrutura e processos de leitura

1) Para os mais neófitos importa começar por dizer que um blog se deve ler de cima para baixo (correspondendo o “cima” ao seu “fim” e o “baixo” ao seu “princípio", não sei se me fiz entender). É aliás provavelmente o único suporte de texto que se lê ao contrário da sequência natural da sua escrita. (Admito que possa haver uma excepção com os blog’s árabes, esses sim, deverão ler-se debaixo para cima, para seguirem a mesma lógica).

Alguns documentos históricos justificam isso pelo facto de os seus autores estarem compulsivamente a arrepender-se do que escrevem, e assim o poderem justificar, logo na entrada, ao desprevenido leitor.

2) Se procura uma escrita corrida e entrosada, perca as ilusões. Num blog não se devem escrever romances, porque ninguém gosta de saber o final da história antes de a ler primeiro. Enfim, se for um blog policial pode conceder-se isso, afinal não há ninguém que resista a ir vasculhar quem foi o assassino ou qual o móbil do crime.

Mas na generalidade um blog é constituído por pequenas manchas de texto (há quem lhes chame bolsados do ego, outros preferem o mais isento anglicismo de post’s que numa tradução liberal pode ser entendido como postas de pescada) e que raramente são conexas entre si. O seu conteúdo depende do estatuto e da imaginação do seu autor. Assim, é normal encontrar num blogger de menor notoriedade alguns recursos imaginativos, em texto ou imagem. Já nos bloggers mais famosos e obviamente mais enfadonhos é comum encontrar textos mais alongados, que reproduzem notícias da actualidade política sobre as quais normalmente opinam copiosamente (o termo aqui a significar abundantemente e não o censurável acto do plágio). Quando nada se passa no panorama noticioso, (o que pode ocorrer na época em que não há debates televisivos) podem-se também encontrar alguns textos explicativos, por exemplo, da estrutura e processos de leitura de um blog (não clique, não clique, era só para dar um exemplo)

3) Muitos têm sido aqueles que têm tentado ler um blog do princípio para o fim, sem contudo terem tido muito sucesso. Uma das técnicas mais ensaiadas baseia-se em virar o PC ao contrário aplicando depois sobre o seu ecrã um mecanismo previamente construído com um conjunto de três espelhos, através dos quais se procura obter um adequado sistema de refracção e inversão da imagem.

Contudo, caso pretenda arriscar-se nesta experiência, tenha presente alguns conselhos de ordem prática. Evite usar o espelho da casa de banho a menos que o lavatório onde terá de se anichar em posição fetal esteja convenientemente enxuto. Evite também usar como segundo espelho a parte de dentro da caixinha do que elas chamam a “máscara facial”; além de estar cheio daquele pó que faz espirrar, aquilo quando voa não se aproveita nada e evitará deixá-lo corado das coisas que ouvirá a seguir. Finalmente recomendamos que só extraia o mecanismo reflex do telescópio dos miúdos se tiver as instruções de montagem.

E pronto, estamos em crer que sobre blog’s não há assim mais nada de importante que importe saber para melhor os compreender.

Apenas Mais Um

1 Comments:

Blogger armando s. sousa said...

Olá Zeak,

Passo para lhe deixar os votos de um Santo e Feliz Natal, extensível a todos aqueles que fazem parte da sua vida.
Um abraço.

sexta dez. 23, 02:22:00 da tarde GMT  

Enviar um comentário

Actu(alizções)Plagiadissimo(desblog) blogaqui?