sexta-feira, janeiro 13, 2006

Vamos lá picar sem doer

Contrariando a velha máxima de que uma imagem vale mil palavras, o Magnum in Motion acrescenta comentários escritos e áudio a fotografias que assim ganham outra vida e contexto.

http://www.magnuminmotion.com/

É isso que propõe o site brasileiro do Tio Gui. As sugestões são para dentro e fora de casa e procuram pôr em prática as mais diversas aptidões das crianças, agitadas com o Natal e ansiosas por abrir os presentes.

http://www.tiogui.com.br/

Noxtrum é o novo motor de busca da Telefónica. Trata-se de um projecto aberto que quer crescer com os contributos dos utilizadores e assumir o seu lugar no ciberespaço, que ainda é difícil de prever, ou não fosse esta área uma das mais competitivas.

http://www.noxtrum.com/

E se uns tantos cientistas se juntassem e apresentassem uma lista das questões científicas actualmente sem solução que poderão encontrar resposta em 25 anos? A Science Magazine está a comemorar o seu 125º aniversário conduzindo uma iniciativa do género.

http://www.sciencemag.org/sciext/125th/

Tal como as cores e cheiros, cada lugar do mundo tem também os seus sons característicos que marcam a diferença em relação a outras regiões. Com o SoundTransit o internauta é convidado a viajar através de sons recolhidos em diversos pontos do globo.

http://soundtransit.nl/

Raramente pensamos neles, mas os seres microscópicos existem e não são poucos. Imagens do mundo visto ao microscópio é aquilo que poderemos esperar neste site da responsabilidade de Dennis Kunkel, um conceituado "fotomicrografo".

http://education.denniskunkel.com/

À semelhança do que fazem muitas publicações por esta altura do ano, a revista Popular Science elegeu os melhores produtos de 2005 em diferentes áreas. Vale a pena espreitar, não vá ter ignorado algum desenvolvimento importante ao longo do ano.

http://www.popsci.com/popsci/bown2005/grandawardwinners/index.html

A jornalista Martha Cooper guarda a partir do seu site fotografias e anúncios publicitários das garotas Kodak que, há mais de cem anos, encarnavam o exemplo da mulher moderna e independente, com as suas câmaras fotográficas "às costas".

http://www.kodakgirl.com/

Conhece bem o corpo humano? Sabe a localização de órgãos, músculos e ossos? E como funciona o sistema nervoso? Aceite o desafio deste site da BBC e teste as suas capacidades de forma interactiva. Só precisa de Flash 5 e de conhecimentos de inglês.

http://www.bbc.co.uk/science/humanbody/body/index_interactivebody.shtml