quinta-feira, dezembro 29, 2005

Calinadas dos alunos universitários...

Oral da cadeira de Anatomia do curso de medicina.Prof: 'Descreva o figado.'Aluno: 'Os figados...'Prof: 'Os figados??!! Quantos são?'Aluno: 'Dois. Direito e esquerdo!
'****************************************
Oral da cadeira de psicologia do curso de medicina:- 'Onde se localiza o centro de inteligência...?(área do cortex cerebral)- 'Nos Estados Unidos da America.
****************************************
Curso de Segurança Social, uma universidade privada lisboeta.- Diga-me lá porque é que a taxa de natalidade émenor nos países desenvolvidos.- Porque se trabalha mais do que nos paísessubdesenvolvidos.- Ai sim?- E tem-se menos tempo.- Menos tempo para quê?- (o aluno, hesitante e já embaraçado) Menos tempopara fazer amor.
****************************************
Introdução ao Estudo do Direito, Faculdade deDireito de Coimbra, Junho.Primeira pergunta do exame.- Pegue no Código Civil e leia o artigo 32.- O Código Civil?- Sim, o Código Civil.- Bem, Sr. professor, isso é que ainda não tiveoportunidade de comprar.
****************************************
Universidade privada, em Lisboa. Exame oral deProcesso Civil, 3º ano.- Descreva-me a constituição de um tribunalcolectivo.- Bom, senhor professor, há o juiz presidente e osjuizes presidentes das comarcas 'limitrófs'.(o professor, impassível)- acaba de fazer o seu exame de russo. No deportuguês, chumbou.
****************************************
Faculdade de Direito de Lisboa. É procedimentohabitual nas faculdades deDireito o professor terminar a exposição de casospráticos nas provas oraiscom a expressão 'quid juris?' ('o que é dedireito?').Em anos consecutivos de prestação de provas oraiscom o mesmo professor,uma aluna respondia ao 'quid juris' do examinadorcom um misterioso'obrigado'.Ao 3º ano do curso, questionada, pelo cada vez maisestupefacto examinador,a aluna respondeu que julgava que a expressão emlatim significava umamistoso 'boa sorte'.
****************************************
Exame numa universidade privada, em Lisboa.- Dê-me um exemplo de um mito religioso.- Um mito religioso? Sancho Pança.(estupefacto, o professor pede ao aluno para esteescrever o que acabou dedizer. O aluno escreve no papel: 'S. Xupanssa').
****************************************
Numa oral de Relações Internacionais o professorpergunta ao aluno onde éque ficam os Estados Balcânicos. Resposta pronta doaluno:No Báltico.
****************************************
Prova oral da cadeira de Direito Constitucional, umauniversidade privada de Lisboa:- O que aconteceu no 25 de Abril foi o início doregime autoritáriosalazarista. Mas quem subiu ao poder foi opresidente do então PSD, ÁlvaroCunhal, que viria a falecer em circunstânciasmisteriosas no acidente deCamarate.
****************************************
- Quais são as batalhas mais importantes da históriaportuguesa?- Antes de mais, senhor doutor, a batalha de AlvesBarrota.- O exame terminou aqui.
****************************************
Um instituto superior da capital. 1º ano de RelaçõesInternacionais. Acadeira é Ciência Política. O professor é umdistinto deputado à Assembleiaa República. A aluna, com rara convicção, explica aoexaminador tudo o quese passou no 25 de Abril de 1974:'A revolução de 74 significou a queda de um regimemilitar dominado peloalmirante Américo Tomás e pelo marechal MarceloCaetano, que governava opaís depois de deposto o último rei de Portugal,Oliveira Salazar. O 25 deAbril foi uma guerra entre dois marechais: omarechal Spínola e o marechalCaetano'. Obviamente, chumbou.
****************************************
Outra versão, ainda mais criativa, desta vez numauniversidade privada deLisboa, no 3ºano de Relações Internacionais.- Descreva-me brevemente o que foi o 25 de Abril de1974.- Foi um golpe levado a cabo pelos militares,liderados por Salazar, contraMarcelino Caetano.(O professor, já disposto a divertir-se)- E como enquadra o processo de descolonização nessecontexto?- Bem, a guerra em África acabou quando Sá Carneiro,que entretanto subiuao poder, assinou a paz com os líderes negrosmoderados. Foi por causa dissoque ele e esses líderes morreram todos em Camarate.- Já agora, pode dizer-me quem era o presidente daRepública Portuguesaantes de 1974?- Samora Machel.Conta quem assistiu à oral que o professor quaseagrediu a aluna.
****************************************
Numa prova oral de Direito Constitucional, oexaminador pergunta ao aluno:- Quem substitui o presidente Jorge Sampaio em casode impossibilidadetemporária deste?- A mulher dele, a Maria José Ritta.****************************************Uma universidade privada em Lisboa, 1997. Acorrecção manda que se diga que'as leis são emanadas Discorrendo sobre o processolegislativo, um alunoresponde que 'as leis vêm em manadas da Assembleiada República'.
****************************************
- Quem foi o grande impulsionador do nazismo?- (o aluno, rápido e incisivo) O Fura João Hitler.- O 'Fura'.- Sim. É a designação hierárquica de Hitler.
****************************************
Numa outra oral. Cadeira de História das IdeiasPolíticas e Sociais.- Qual é a obra de fundo de Adolfo Hitler?- É a Bíblia alemã.
****************************************
- Pode dizer-me o que é um genocídio?- É a morte dos genes.- Como...?!!!- É a morte dos genes e dos fetos.

Assim vai..Portugal...

Francisco del Mundo