quarta-feira, dezembro 14, 2005

O que é nacional é bom...

A criatividade portuguesa no domínio da ficção televisiva nunca teve limites. Depois do "boom" de novelas brasileiras na década de 70 e 80, os argumentistas puseram as mãos à obra e criaram maravilhas como "Vila Faia", "Origens" ou "Chuva na Areia" com o saudoso Caniço a deambular pelas quentes praias portuguesas. Após tempos de sucesso de criação nacional onde paralelamente despontavam êxitos do outro lado do Atlântico como "Roque Santeiro", "Sassaricando" ou "Tieta do Agreste", eis que, chegadas as televisões privadas ao nosso país, se apostou definitavemente em produções lusas para preencher o horário nobre e assim deliciar as sedentas famílias portuguesas.

Actualmente assiste-se a um fenónemo muito curioso que é o pegar em músicas conhecidas para o título da dita novela e a partir daí o processo desenrola-se sozinho. Quem não se lembra de novelas como "Jardins Proibidos", "Todo o Tempo do Mundo" e mais recentemente "O Mundo a Meus Pés", "Ninguém como Tu" ou "Dei-te Quase Tudo"?
Sem estar a querer pôr em causa o valor (ou desvalor) das ditas novelas, basear as mesmas em títulos de músicas parece-me uma aposta que vinga numa tentativa de prender o público mas que deixa muito a desejar em termos de criatividade e imaginação.
Mas como a televisão é um mundo cão, para não nos deixarmos ficar para trás, estalámos os dedos como o Rocha do "Duarte e Cª" e começámos a criar também novelas baseadas em canções dos músicos lusitanos.

É com o maior prazer que vos apresento as últimas criações da Pingú Argumentos:

Loucos de Lisboa
- a história do Dr.Antunes no dia-a-dia do quotidiano do Hospital Psiquiátrico Júlio de Matos na nossa capital. Um mega-sucesso que tem a sua sequela anunciada em "Re-Tratamento", desta vez passado no Magalhães Lemos, na cidade do Porto.

Just Girls
- a vida das prostitutas no parque de Monsanto para provar que elas também são mães de família, donas-de-casa e que acima de tudo também têm sentimentos como o amor e afectividade. E que o sexo não é só negócio.

Homem do Leme
- mini-série histórica sobre o outro lado da vida do Infante D.Henrique, aquele em que descobrimos toda a rede de perversões e congeminações realizadas pelo grande descobridor que mais tarde iria influenciar a máfia italiana.

Borrow
- o outro lado do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos onde grassam os escândalos, os desfalques e a intriga.

Um Café e um Bagaço
- o lado rural português mostrado em Moimenta da Beira, tendo como pano de fundo o Café Central da referida povoação.

O Anzol
- a faina portuguesa de Aveiro que mostra a perigosa realidade de Quim Isca, destemido pescador que um dia quis pescar o maior peixe alguma vez pescado.

Canguru
- série cómica sobre o competitivo mundo das telecomunicações,com especial ênfase para as ligações banda larga.

Dançam no Huambo
- a dureza da vida das ex-colónias, onde se aposta num promissor elenco oriundo de Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Bué da Baldas
- novela juvenil, estilo "Morangos com Açúcar" mas passada numa escola secundária de uma zona problemática, a saber, Pedreira dos Húngaros.

Valsa dos Detectives
- a nossa polícia judiciária, protagonizada pelo inspector Simões. Fala-se em Nicolau Breyner para o lugar.

Eu Vi um Sapo
- adaptação muito livre dos êxitos "Heidi" e "Marco" que dão os personagens Cátia e Rúben. Uma bonita história de amor.

É Preciso Ter Calma
- Gugu é um porteiro de discoteca excepcional. Fazer porta numa discoteca de Tomar não é fácil mas a frieza do nosso personagem faz escola em Portugal.

Nasce Selvagem
- o Tarzan luso. Né é abandonado à nascença nas Berlengas e é tratado, educado e cuidado pelas gaivotas e lagartixas, a quem deve a vida. Em parceria com o canal National Geographic.

Filhos da Nação
- recuando uns largos séculos, a história de Viriato, fundador da nossa nação.

Circo de Feras
- o dia-a-dia da ingrata actividade circense. O pano de fundo é o Circo Tagliatelli, gerido pelos dois irmãos Alfredo e Zombi. "Vamos ao Circo" também entra na banda sonora original.

Estou na Lua
- os relatos do envio do 1º satélite português para o espaço.

Socorro
- a obra-prima de Eça "Os Maias", desta feita convertida na família "Os Silvas", quem mais?

Cinderela
- Bia é uma pobre menina condenada a lavar escadas da alta burguesia lisboeta do fim do século XIX. Até que conhece Júlio, filho do presidente da Câmara.

O Corpo é que Paga
- num ginásio português, professores de ginástica portugueses batem-se contra a invasão crescente de instrutores brasileiros.

És Cruel
- excelente série histórica sobre a vida oculta de D.Sebastião.

Dunas
- a árdua tarefa de gestão e implementação de uma organização de defesa do meio ambiente num Portugal cada vez mais poluído e cheio de fosfatos.

Marcha dos Desalinhados
- o Sargento Carica é um nome importante no quartel de Sta.Margarida. O exército português no seu melhor e sobretudo no pior. Com continuação prometida em "Máquina Zero".

Não Sou o Único
- notável mini-série sobre a ascensão de Francisco Louçã.

A minha Casinha
- retrato da vida de Salazar que muita gente desconhece.

À Minha Maneira
- quem foi, quem é e quem vai ser Mário Soares. Nota para "My Way" de Sinatra no rol de músicas da produção.

Queda do Império
- futebol português, finais da década de 70. Começa a ascensão portista com o "Conquistador" Pinto da Costa que acaba com a hegemonia lisboeta dentro (e fora) dos relvados.

E para já temos muito com que nos entreter nos próximos anos. Não percam estas fantásticas criações numa televisão perto de si.

a Pingú Argumentos quer desde já deixar aqui expresso o agradecimento a novas sugestões do grande público desde que tenham como base o título de uma música portuguesa. Colabora e ganha cheques-brinde descontáveis no Lidl e ELecrerc!)

ZONAFRANCA