sábado, dezembro 17, 2005

COMENTÁRIOS COM O PROFESSOR NUNO ROJÃO

O Bidé continua como sempre, na vanguarda de tudo o que se faz de inovador no universo bloguístico. Desta vez, resolvemos ir ainda mais longe e tornámo-nos no primeiro blog do mundo a desfrutar em exclusivo de um reputado comentador.
.......................................................................................................

A partir de hoje, vamos contar com a participação especial do professor Nuno Rojão. Sempre que considerarmos relevante o professor vai falar-nos de política, religião (futebol), cinema, literatura light, televisão, culinária, ponto-cruz, música, e se necessário, até pelota basca.
.......................................................................................................

Como não poderia deixar de ser, o tema forte desta primeira entrevista será:
As Candidaturas Presidenciais.

Professor Nuno Rojão, muito boa noite.
Boa noite. Antes de tudo, obrigado por me terem convidado. Quero desde já dizer-vos que prometo que se irão arrepender do convite que me fizeram.

Obrigado professor. É muita franqueza da sua parte. Vamos começar então por lhe perguntar, o que pensa da candidatura do Dr. Mário Soares?

Acerca do Dr. Mário Soares só tenho a dizer aquilo que todos sabem mas ninguém parece ter coragem de referir: O Dr. Soares é um idoso. Eu soletro: O-Doutor-Mário-Soares-é-um-idoso! Ou seja, nesta fase da sua vida, candidatar-se à Presidência da República seria a mesma coisa que o Manoel de Oliveira realizar um filme em que os seus personagens efectivamente se mexessem. Simplesmente não faz sentido. Todos devem perceber que estar a votar nele, é estar a fomentar a exploração do trabalho pensionista.

Exploração do trabalho pensionista?

Evidentemente. O Dr. Soares merecia passar as suas manhãs a jogar dominó no jardim; as tardes junto à lareira com a mantinha nas pernas a ler bons livros. Mas não, anda por aí com capotes transmontanos e boinas na cabeça, a beijar peixeiras e a dançar o malhão. Não está certo. É um flagelo social tratar desta maneira a 3ª idade!

E quanto ao Professor Cavaco Silva?

O Dr. Cavaco andou muito tempo, mas mesmo muito tempo sem dizer nada. Há quem considere que foi tempo de menos. As pessoas gostavam quando ele não dizia nada. Era bom para a sua candidatura. Ultimamente estragou tudo porque começou a falar. Isso não é lá muito positivo para quem quer ganhar à primeira volta. Estou convencido que cada palavra que ele diz, é um voto que se perde. Portanto, o meu conselho para ele, se quiser ganhar as eleições, é que continue sem dizer rigorosamente nada aos portugueses. Esta é a única forma. Até seria boa ideia que nos comícios e nos debates recorresse à linguagem gestual.

E quanto ao candidato independente Manuel Alegre?

Ah, sou grande admirador do Manuel Alegre!

Partilha portanto das ideias que ele tem para o país?

Não, acho-o muito queriducho.

Queriducho?

Não me diga que não acha que ele tem um ar meiguinho?

Meiguinho?

Quando o vejo faz-me sempre lembrar o saudoso avó do Marco e da Heidi, que é que você quer? Ou então um Ursinho Carinhoso. Não há dúvidas que isto é excelente para a sua candidatura! E seria mais ainda, se as crianças a partir dos 4 anos pudessem votar…

E que opinião tem do candidato Jerónimo de Sousa?

Nenhuma. A única coisa que eu lhe digo é que ele devia andar à chuva e a esforçar-se por apanhar correntes de ar.

Porquê professor?

Porque apanhava uma tal guipose e ficava tão rouco, que não podia participar nos debates. Já não se lembra do resfriado com que ele estava nas autárquicas que até o impediu de continuar no debate? Não se lembra dos muitos e bons votos que a constipação lhe rendeu? O PCP ganhou não sei quantos vereadores à conta da falta de eficácia das pastilhas para a garganta e dos rebuçados do Doutor Bayard!

E por último o Dr. Francisco Louça.

Se quer que lhe diga, faz-me uma certa confusão imaginar um Presidente da república que seja a favor das drogas e dos homossexuais. Veja bem, se ele ganhasse, está a imaginar naquela tomada de posse, a fumarada e a tremenda troca de beijos que iria ser? Não era bom para a imagem da nossa democracia. Já para não falar da possibilidade ridícula de termos um Presidente da República que não usaria gravata. Eu acredito não só que o Presidente deve usar gravata, como deve também ser o ÚNICO no país a usar gravata! Foi aliás esse o tema da minha tese de doutoramento.

É muito interessante tê-lo partilhado connosco, professor.

O que eu acho também muito interessante é analisar as candidaturas presidências à luz das suas escolhas para mandatários da juventude.

Vamos então isso. O Sr. Soares escolheu a deputada Joana Amaral Dias.

Ui-ui, e que bela escolha que ela foi!

Bem, professor, permita-me que lhe diga que isso é que é entusiasmo.

Pudera, você já olhou bem aquela mandatária? Neste aspecto - e já agora - pelo aspecto, não há dúvidas que o Dr. Soares bate aos pontos a concorrência! Aliás, a escolha da Joana Amaral Dias para mandatária da juventude, é na verdade a única prova que nós temos de que o Dr. Mário Soares não está senil!

Professor, não está a ir longe demais com a Joana Amaral Dias?

Infelizmente não estou não. Mas tenho muita pena. E até alguma esperança.

E a Katia Guerreiro?
Quem?
A Katia Guerreiro, mandatária da juventude de Cavaco Silva.
Não sei quem é. Dizem-me que é uma fadista. Sinceramente não sei. Desde que me disseram que o Melão é cantor eu já acredito em tudo. A única coisa que eu pergunto é que se era para escolher alguém do meio musical, que não aquece nem arrefece, nem interessa a ninguém, porque é que o Cavaco não escolheu logo o Miguel Ângelo dos Delfins?

Pois. Fica a pergunta no ar. E quanto ao Pac Man, acha que foi uma boa escolha por parte de Manuel Alegre?

Yó.
E isso significa?
Significa que foi uma boa ideia porque assim se junta numa só candidatura, as duas formas de expressão que, por mais que tente não percebo e não me entram na cabeça nem à martelada: a poesia e o hip-hip. Foi coerente da parte do candidato Alegre.

Professor, muito obrigado pelos seus comentários. Por hoje os nossos caracteres estão a chegar ao fim. Estou certo que os nossos leitores ficaram muito mais esclarecidos.
Boa noite e até à próxima.

BLOG DO BIDÉ