terça-feira, janeiro 24, 2006

Comemoração dos 250 anos do nascimento de Mozart

Imagem

Comemoram-se no próximo dia 27 de Janeiro os 250 anos do nascimento do compositor W.A.Mozart. Para assinalar esta data, estão planeadas para o ano de 2006 várias iniciativas em todo o mundo. A título de curiosidade, podemos referir que, por exemplo, em Salzburgo estão agendados, para além de grande número de concertos, também exposições, colóquios, congressos, programas especiais para crianças e até a inauguração de um novo edifício da Universität Mozarteum, uma escola superior de música e das artes do espectáculo.

Também gostariamos de nos associar a estas comemorações, em conjunto com todos os leitores deste blog. Assim, no próximo post (Domingo 29 de Janeiro), iremos apresentar um sistema de composição inventado por Mozart que permite a qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos de música, compor uma pequena peça musical e inclusive escolher os instrumentos que a executarão.Depois de nos serem comunicadas as vossas opções, no fim de semana seguinte serão publicados os resultados finais, tocados com a simulação dos instrumentos que indicarem.

Alguns concertos irão assinalar esta efeméride na próxima semana. Indicamos os seguintes, em Lisboa e Porto:
Lisboa - Palácio Nacional da Ajuda - Domingo 29/1 - 17h - Sinfonias nº2 e nº36 - Orquestra Metropolitana de Lisboa
Porto - Casa da Música - Sexta-feira 27/1 - 21h30 - Sinfonia nº1 e nº41 (a primeira e a última sinfonias de Mozart)- Orquestra Nacional do Porto

Têm estado a ouvir um excerto da Abertura da Flauta Mágica, a primeira música a ser colocada neste blog.
Para iniciar as comemorações mozartianas, resolvemos revisitar esta ópera, cuja sinopse poderão consultar aqui, apresentando uma ária da Flauta Mágica. Nesta cena do 2ºacto (Quadro 11 do link acima indicado), a personagem Pamina pretende suicidar-se, sendo dissuadida pelos 3 Rapazes (no link referidos como "Gênios" e no original como "3 Knaben").

A célebre cantora que poderão apreciar neste vídeo dipensa qualquer apresentação. Cremos que o seu rosto será facilmente reconhecido. :)
Para visualizar este vídeo, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado.

BonaMusica