sexta-feira, janeiro 20, 2006

Dimensões

O píncaro é inseparável do abismo. Da mesma forma, o dom é só a face luminosa da maldição. Donde não surpreende que o génio, invariavelmente, seja um homem assombrado com o idiota que há em si.
Só mesmo uma inteligência superior para descortinar a sua própria estupidez. E, sobretudo, para conseguir criar com ela algo diferente dela. Ao contrário do perfeito estúpido; esse, imune a quaisquer dúvidas ou reflexões para além da superfície das coisas, vacinado e circuncisado contra píncaros e abismos, cidadão geralmente exemplar, refina-se em multiplicá-la e proliferá-la na forma de mundo. A sua estupidez é o seu mundo. Deixa-se ficar, subjugado por essa montanha retumbante, sobranceira, e acredita que para lá dela nada existe. É um escavador nato, um rato tenaz. Escava poços e minas, galerias e labirintos à procura dos tesouros imensos que crê, piamente, nela ocultos.
Odeia sobretudo esses homens raros de olhar resoluto, longínquo, que partem ao assalto da falésia, à conquista da formidável escarpa. Aqueles que, da estupidez descomunal, não fazem horizonte, mas degrau. Aqueles que não compreendem que a estupidez os desafie de mais alto que as suas cabeças e não descansam enquanto a não calcam debaixo dos pés.
O génio é uma forma danada de alpinismo. E, seguramente, tão temerário e inútil quanto ele.

DRAGOSCÓPIO

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A idiotice por vezes dão-nos lus a estupidez contra-luz Zeak.

sábado jan. 21, 10:33:00 da manhã GMT  
Blogger Desambientado said...

E o meu voto da melhor escolha de hoje vai para:

Este.

sábado jan. 21, 01:52:00 da tarde GMT  

Enviar um comentário

Actu(alizções)Plagiadissimo(desblog) blogaqui?