segunda-feira, janeiro 30, 2006

GLOSSÁRIO DE PATOLOGIAS ASSOCIADAS A BLOGUES

Imagem
Gripe dos Posts
– Infecção provocada pela exposição excessiva à blogosfera. Qualquer pessoa está sujeita a contrair esta doença a partir do momento em que resolve iniciar um blogue. A Gripe dos Posts, tem vindo a afectar milhões de pessoas em todo o mundo ao longo destes 3 últimos anos. Teme-se que num futuro muito próximo, venha a constituir um grave perigo para a saúde pública e há já quem preveja o apareciemento de uma autêntica bloguemia.

Período de incubação:
Vai de um post ao primeiro comentário.Sintomas: arrepios de frio cada vez que alguém verifica um número muito baixo de visitas, suores e mal-estar geral quando não se tem tempo para escrever um novo post.

Transcricionismo Crónico
– Transtorno compulsivo continuado que leva bloguistas a utilizar com frequência e repetidamente transcrições. Os exemplos mais comuns são: frases e citações célebres, excertos de obras, poemas, odes, artigos científicos, decretos do Diário da República, receitas de culinária, letras de músicas, etc. O transcricionista crónico é incapaz de controlar este impulso de reproduzir textos, e nos casos mais avançados da doença, nem sequer chega a mencionar o autor original da trancrição.

Os transcricionistas crónicos encontram-se catalogados por:

A) PREGUIÇA (Sempre se perde menos tempo e é mais fácil copiar aquilo que os outros já perderam tempo a escrever que perder tempo a escrever o que ainda ninguém escreveu.)
B) ALTROISMO INGLÓRIO (Têm tanta admiração pelos autores que vêem o acto da transcrição como uma homenagem e julgam que isso poderá ter alguma relevância.)
C) SUPERIORIDADE (Julgam ser importante que outros bloguistas saibam quais as obras obrigatórias e reconheçam a sua vasta cultura e conhecimento traduzida na quantidade e diversidade de referências que possuem.)
D) INGENUIDADE (sindroma que os leva a pensar que os outros se importam verdadeiramente com as suas preferências e referências culturais.)

Hipertesão arterial
– Aumento da pressão arterial nas partes baixas do indivíduo, para valores muito acima dos considerados normais. Esta elevação anormal visível nas calças, dá-se quando se frequenta de forma descontrolada, blogues com altíssima carga erótica e/ou pornografia. A formula a que os hipertesos recorrem para tentar controlar a Hipertesão Arterial, é deslocarem-se com bastante frequência à casa de banho.

SIDA B
(Síndrome de Imunodeficiência Adquirida em Blogues) - Doença virtualmente transmissível. Esta é a doença do século XXI. O contágio é efectuado através da partilha de blogues de baixa qualidade e saltando de blogue em blogue sem qualquer regra ou protecção. Também é frequente contrair-se SIDA B através da colocação de múltiplos links sem qualquer espécie de interesse. Estes acabam por tornar-se parceiros de risco para outros que visitam o nosso próprio blogue. Esta doença ataca o nosso sistema imunológico, uma vez que nos afecta as defesas tolhendo-nos a inteligência e o espírito crítico.

Autismo Cibernético
– desordem do comportamento que impede as pessoas de comunicarem e desenvolverem as relações sociais normais fora do ecrã do seu computador. O autista Cibernético não suporta mudança de ambiente do Windows; vive num mundo só seu, isolado do resto da sociedade, visto estar preso a uma rotina diária que o obriga a permanecer permanentemente on-line. O autista cibernético mostra uma incapacidade inata para criar relações afectivas fora do universo dos chats, hi5, fóruns, Messanger e caixas de correio electrónico.

Depressão Bloguística
– Estado alterado de um indivíduo que compromete o físico, o humor e consequentemente, o pensamento. A Depressão Bloguística altera de forma profunda a forma como se vê o mundo, surgindo quando o bloguista se consciencializa de que é impossível continuar por muito tempo a manter e a actualizar com regularidade um blogue (ou vários) e simultaneamente ter uma vida.

NOTA:
O Ministério da Saúde e o bidé apelam à colaboração de todos para que, na medida do possível, divulguem esta lista de doenças associadas a blogues, afim de mais facilmente se conseguir prevenir e evitar a propagação das mesmas. Obrigado.

BLOG DO BIDÉ