quinta-feira, janeiro 26, 2006

A violência e os maus tratos existem, mas há quem não acredite.....

A violência e os maus tratos afectam a vida de milhões de mulheres por todo o mundo, em todas as classes sócio-económicas e educativas. Ultrapassa mesmo barreiras culturais e religiosas, impedindo que as mulheres tenham direito em participar em tudo o que diga respeito à sociedade. A violência e os maus tratos contra as mulheres podem ter várias faces, desde a violência doméstica, a violação e a escravatura sexual, a mutilação genital feminina, o feticídio selectivo, o infanticídio das crianças do sexo feminino, o casamento de crianças e os homicídios por “questões de honra”. No fundo todos os tipos de violência congregam em si a base de que os direitos humanos estão a ser violados e comprometem o futuro das próximas gerações, sendo que as crianças que presenciam actos de violência doméstica ou de outro tipo têm maior probabilidade de adoecer, de ter um desempenho escolar deficiente e de se tornarem agressores.
As mulheres são um importante motor de mudança, crescimento e desenvolvimento em qualquer sociedade, contudo muitas das sociedades onde se inserem negam-lhes direitos que devem ser inerentes a todos os seres humanos, ou seja, a igualdade, o estatuto, o poder e o conhecimento.
A igualdade de direitos entre os sexos, quer seja , no lar, na comunidade e sociedade, é um beneficio importante para um desenvolvimento harmonioso de todos.
Em resposta ao post do GAlO ROUCO, " Voltemos a assuntos sérios" e a todos os que acham que as mulheres se fazem de vítimas!

missixty