domingo, dezembro 18, 2005

O primeiro telescópio

É uma coisa que não se esquece. A emoção de ter o nosso primeiro telescópio, de fazer as nossas primeiras observações. Hoje há muitos no supermercado a 40 e 50 euros cada um. Qualquer pai pode comprar um para o filho. Mas sabemos que em muitos casos, o telescópio torna-se mais um brinquedo e acaba a um canto como muitos outros brinquedos espalhados pela casa. E muito daquilo que se vende no supermercado simplesmente não presta.

Portanto, quem quiser comprar alguma coisa válida é preferível que o faça numa loja de astronomia, onde as opções são de outra qualidade.

Também comprei o meu primeiro pela altura do Natal. Já lá vão 16 anos. Era um pequeno Tasco de 60 mm de diâmetro. Mas não foi no supermercado nem por 50 euros. Custou-me 325 euros naquele tempo, o que era uma pequena fortuna na altura. Mas foi com ele que comecei a viajar pelo céu. A ver mais longe do que a vista humana.

Hoje tenho um LX 200 de 20 cm de diâmetro. É um bocado pesado para usar com frequência. Por isso, passa meses dentro da mala. Precisava de um mais pequeno. Precisava que o Pai Natal se lembrasse de mim.

Estrela Cansada

1 Comments:

Blogger saisminerais said...

ola, este comentári está nas bananas! escrevi lá e acabei por cá vir de novo...
beijinhos do Alexandre

domingo dez. 18, 03:04:00 da manhã GMT  

Enviar um comentário

Actu(alizções)Plagiadissimo(desblog) blogaqui?