domingo, janeiro 15, 2006

Comentários a notícia



Tendo estado presente quando foram prestadas algumas informações ao jornalista, não posso deixar de "corrigir" o conteúdo da notícia saída no Público hoje com o título de "Obras dos Aliados podem chegar ao Parlamento":

1- O título: as obras dos aliados "não" podem chegar ao parlamento, a discussão deste assunto, JÁ CHEGOU AO PARLAMENTO na medida em que, na sequência do envio de uma petição com mais de 4500 assinaturas, a chamada "requalificação da Avenida dos Aliados e da Praça da LIberdade" foi debatido pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura (ler relatório final de 18 de Novembro). O que ainda nao aconteceu foi este caso ter "subido ao plenário" o que acontecerá em data próxima ainda não agendada.

2- Não é "A associação ambientalista Campo Aberto [que] está a tentar sensibilizar os grupos parlamentares a levar a questão das obras na Avenida dos Aliados a plenário, na Assembleia da República."! Nem tem havido reuniões "no Governo Civil do Porto com deputados de vários partidos eleitos pelo distrito". O que houve sim foi um pedido feito por representantes das associações APRIL , ARPPA, Campo Aberto, GAIA (responsáveios pelo envio do manifesto/petição para a Assembleia da República -ver aqui mais informações) à Sr. Governadora Civil do Distrito do Porto no sentido de possibilitar este encontro com os deputados do círculo do Porto para que possamos expor os nossos pontos de vista. Mas não houve ainda nenhuma reunião com os deputados!

3- Não foi a "Campo Aberto [que] interpôs a primeira providência cautelar a 12 de Dezembro". Mas sim as associações APRIL , Campo Aberto e GAIA.

4- Não se disse que "A Inspecção-Geral da Administração do Território também deve estar quase a pronunciar-se." O que foi afirmado por Maria de Carvalho é que NÃO se tem a mínima informação sobre a posição do IGAT. Recorda-se que segundo o relatório final o assunto foi comunicado à Inspecção-Geral da Administração do Território para que esta no quadro das suas atribuições e competências possa "analisar os procedimentos utilizados e tomar as providências que considerar adequadas".

Durante a conversa com o jornalista - por ocasião do convívio proporcionado pela inauguração .da sede .da Campo Aberto - aconselhámos a consulta deste blogue (que mais não é do que um dossiê virtual sobre o assunto) para esclarecimentos e precisões -e no fim, pedi explicitamente que fosse referido a sua morada (url). Lamentamos que isso não tivesse acontecido (e esperamos que o simpático jornalista não leve a mal estes reparos...)

ALIADOS