domingo, janeiro 15, 2006

A lagarta dos pinheiros

Imagem
A Thaumetopoea pityocampa, ou lagarta dos pinheiros, também conhecida por processionária, anda a povoar a imaginação e os horrores dos Portugueses. O recente caso das crianças recentemente "tocadas" pelos seus urticantes pêlos (porque quem tocou foram as crianças) em pleno recreio da escola, a isso ajuda. Já ouvi e li defender que se devem combater estas lagartas, eliminando-as da face da terra, para proteger as nossas crianças e criaturas de estimação. Falemos de coisas sérias e vejamos qual a raiz do problema:

Lendo a informação biológica sobre a espécie neste site (por exemplo, e em francês), descubro algo nada difícil de deduzir. Esta espécie nidifica e parasita àrvores do género Pinus, ou os pinheiros, sendo até uma praga destas árvores. Os pinheiros são espécies invasoras em todo o território nacional (com eventuais e discutidas excepções das terras altas (muito altas) das Serras da Estrela e do Gerês). Se assim é, porque é que só se vê a questão da lagarta, quando esta é claramente uma adição aos problemas que a reflorestação, que se insiste em fazer pelo país inteiro, em pinheiros? Se se reduzir o número de pinheiros, reduz-se a população de Thaumetopoea pityocampa, e ainda se abre uma oportunidade para devolver ao território a sua flora natural, com efeitos positivos também na fauna. E a eliminação dos pinheiros de Portugal, eliminaria a processionária do país.

Strix aluco

2 Comments:

Blogger Gonçalo Taipa Teixeira said...

Agradeço o inrteresse no meu post, escrito um bocado através do meu humor em relação aos pinheiros (e eucaliptos), espécies importadas e invasoras do ecossistema especial (dentro do panorama europeu) que o território nacional podia ser...
PS: Prefiria que pusesse "Strix aluco" no final do texto. Eu sei que "aluca" é o que está escrito no endereço, e que o link vai lá dar na mesma, mas o nome é aquele... são picuinhices... ;)

domingo jan. 15, 07:35:00 da tarde GMT  
Blogger Gonçalo Taipa Teixeira said...

Obrigado!

domingo jan. 15, 11:13:00 da tarde GMT  

Enviar um comentário

Actu(alizções)Plagiadissimo(desblog) blogaqui?