domingo, janeiro 15, 2006

Gomes Fernandes e a Baixa

O arquitecto Gomes Fernandes tem sido uma das vozes que mais se tem destacado na oposição ao atapetamento granítico da Avenida dos Aliados. Regularmente, na sua coluna no JN (nunca está online...), a sua voz inconformada faz-se ouvir, sempre alicerçada no conhecimento profundo que possui da cidade, algo que todos lhe reconhecem.Na última dessas prosas, “Respeitar o espaço público”, publicada na passada quarta-feira, Gomes Fernandes volta ao tema do tratamento que a sala de visitas da cidade irá sofrer. Para isso, muniu-se da fotografia que aqui reproduzimos, e fez esta leitura:

“(...) Esta foto revela mais algumas lições que parecem agora esquecidas: o tratamento da centralidade axial do desenho da Avenida e da posição do monumento na Praça; a coexistência na placa central entre o peão e as superfícies ajardinadas; o primoroso desenho do espaço, que embora datado é sempre uma lição de rigor e beleza; a luminosidade clara e reflectora dos pavimentos, em contraste com o tom mais escuro dos edifícios, o que não foi escolhido por acaso; um fecho de fundo da Praça de grande monumentalidade e anunciador de fugas visuais convidativas no sentido transversal, dos Clérigos e 31 de Janeiro”

Gomes Fernandes explica, também, o porquê da estátua de D.Pedro IV estar de costas para a praça, voltada para sul. Um esclarecimento que fará as delícias de muita gente:

“Como sabem, a resistência liberal do Porto, comandada pelo “rei soldado”, foi sofrida porque da outra banda, na “Serra do Pilar”, os miguelistas tinham instaladas as bateriais de artilheiros que iam bombardeando a cidade. Ora, a posição da “Estátua de D. Pedro IV” tem a ver precisamente com isso, uma afirmação de liderança e resistência contra quem atacava a partir do sul. Não é a única razão, mas esta é histórica e forte e não devia ter passado à margem da análise urbanística de tão responsáveis arquitectos e professores”.

Dupont

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ler notícia com links aqui ( in Aliados em defesa da Avenida e da Praça )

domingo jan. 15, 03:19:00 da tarde GMT  
Blogger fernando_vilarinho said...

essa é uma das teorias da posição da estátua, mas não a única, e penso que não a mais verosímil.
os 60 mil contos para virar e mover para sul a estátua pesaram apenas pelo facto de estarmos em época de vacas magras. Se não, o cavalinho tinha mesmo andado.

domingo jan. 15, 05:56:00 da tarde GMT  
Blogger ManuelaDLRamos said...

Viva caro ZEAK. Obrigada pela sua visita e pelo seu "plagio" (ao menos refere de onde tirou os posts ;-)
Abraço

domingo jan. 15, 08:02:00 da tarde GMT  

Enviar um comentário

Actu(alizções)Plagiadissimo(desblog) blogaqui?