quarta-feira, janeiro 18, 2006

As minhas incertezas, e a de Heisenberg .

É impossível determinar com exactidão a posição e a energia de um corpo, diz Heisenberg.
É impossível identificar com precisão a origem e as consequências das nossas acções, digo eu.
Heisenberg baseia-se no facto de que a observação de um objecto resulta numa interferência sobre o mesmo, afectando quer a sua posição quer o seu estado energético. Eu baseio-me no facto de que para viver, ter que comer, e por isso, ter que matar ou explorar. Para garantir a vida crio-a a partir da extinção da própria vida ou a partir da sua submissão às minhas necessidades.
Não sei quem é mais paradoxal, se eu, se Heisenberg.O mundo de Heisenberg, é microfísico,

o meu mundo é macrofísico.
Nem eu, nem ele conseguimos ver a totalidade dos nossos mundos.Não deveria existir sintonia entre esses dois mundos, já que o primeiro está dentro do segundo?
No mundo microfísico os corpos movem-se por saltos quânticos, no macrofísico, são catapultados por um mecanismo, quase semelhante, onde alguns indivíduos não necessitam de fazer toda a caminhada, a esse mecanismo denomino de “Padrinho”.
No mundo de Heisenberg, a energia que alimentará um corpo, é exactamente igual aquela que ele mais tarde emitirá.

No meu mundo, há que saber suplicar, para receber umas migalhas.
Apesar da incerteza de Heisenberg, é certo que, esteja em que posição estiver um electrão, ou a partícula mais insignificante do átomo, recebendo a mesma quantidade de energia que outra idêntica, passará para igual estádio energético.
A incerteza no meu mundo, resulta do facto de ter observado que os seres mais insignificantes que lá vivem, regra geral, não atingem os mesmos patamares, quando sujeitos, aos mesmos processos.
No mundo microfísico, apesar da incerteza, os electrões que circulam nos grandes átomos, tem as mesmas regalias físicas que aqueles que circulam os pequenos átomos.No meu mundo, os de África são pretos, os da Ásia Central são fanáticos, os orientados diferentemente são gays, os do interior são saloios, com um conjunto interminável de designações.
Qualquer que seja o mundo, é determinantemente impossível saber tudo, e é determinantemente impossível não fazer nada, mesmo que se esteja parado.A inacção é uma posição, com consequências incertas.

Este Senhor é o Heisenberg,


E eu, sou o Desambientado, o que faz este blog.
Félix Rodrigues
Que semelhanças existem entre os teu mundo e o mundomicrofísico?


Desambientado